Condicionamento Clássico - Psicologia da aprendizagem

O Condicionamento Clássico é uma aprendizagem por associação entre acontecimentos, acontece quando um estimulo inicialmente neutro, adquire significado.


CONDICIONAMENTO
Exemplo: A experiência de Pavlov

ANTES DE QUALQUER TREINO
Estimulo Condicionado - campainha --> Nenhuma resposta 
Estimulo Incondicionado - comida  --> Reflexo Incondicionado - cão começa a salivar


DURANTE O TREINO
campainha + comida --> salivar

APÓS O TREINO
campainha --> cão começa a salivar
O cão aprendeu que a campainha estava associada com a comida, ou seja, quando a campainha tocava ele iria receber comida. E assim, algo que era neutro, através de associações passou a ter significado, ou seja passou a provocar um comportamento.

CONDICIONAMENTO DE 2º ORDEM
Depois da relação entre campainha - salivação estar bem estabelecida, a campainha pode servir para condicionar outros estímulos.  exemplo:
campainha + carne --> salivar
quadrado preto + campainha --> salivar
quadrado preto --> salivar


EXTINÇÃO
Pavlov também mostrou que uma resposta condicionada, pode ser extinta, bastando para isso que o Estimulo Condicionado seja apresentado repetidamente sem o Estimulo Incondicionado. Ou seja, seria a apresentação da campainha sem a comida muitas vezes! Neste caso o cão aprende que a campainha deixou de ser um indicio de comida e por isso deixa de salivar.

RECONDICIONAMENTO
Mas uma resposta que foi extinta pode ser recondicionada, fazendo novas repetições com a associação (campainha+comida). Este processo é mais rápido de gerar a resposta do que o treino inicial, o que indica que a resposta não teria sido totalmente esquecida, tendo ficado em modo latente.

RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA
Também pode acontecer que uma resposta extinta se possa manifestar ao fim de algum tempo. Ou seja, depois de um intervalo longe da situação, ele pode novamente reagir à campainha.

GENERALIZAÇÃO
Na aprendizagem também existe a generalização, isto é a mesma resposta também acontece para estímulos que sejam semelhantes ao inicial, como por exemplo salivar a sons de campainha semelhantes ao inicial.

DISCRIMINAÇÃO
Por outro lado ele pode aprender a discriminar. Este processo é mais moroso do que a generalização. Pois perante estímulos semelhantes, ele tem de descobrir e recordar o estimulo correcto. Até ele conseguir chegar a essa fase são necessários muitas repetições e pode acontecer que ele fique confuso e que por vezes deixe de responder ao estimulo correcto. Mas com o treino - repetições - acaba por aprender.

Bons Treinos!



Sem comentários:

Enviar um comentário