Exercícios do COB


1- Apresentação do cão:
O condutor fará a apresentação do seu cão à trela, ao comissário, devendo o condutor mostrar os dentes do cão.
À ordem do comissário dará um passo em frente apresentando o cão.
O comissário deverá poder mexer no cão, podendo o condutor segurar a cabeça do cão.


2 - Ficar deitado:
Os condutores deverão alinhar com 4 metros de distância entre si.

À ordem do comissário, os condutores mandarão deitar os seus cães. Estes devem, imediatamente, tomar essa posição no local designado e aí ficar durante 1 minuto.

Após o comando para deitar, os condutores mantêm-se ao lado dos cães e aguardam a indicação do comissário antes de se deslocarem para o lugar indicado a uma distância de cerca de 15 metros, onde permanecerão virados para os cães até ordem para regressar aos cães.

O exercício termina quando á ordem do comissário os condutores mandam sentar os cães.



3 - Junto com trela:
Quando lhe for indicado, iniciará o seu trajecto efectuando um andamento pela frente e outro por trás de todos os outros condutores e cães, regressando ao local de partida.

O exercício terminará quando o condutor chegar ao ponto de partida e sentar o cão à sua esquerda.



4 - Junto sem trela:
O condutor e o cão deverão efectuar um percurso de 20 metros com pelo menos uma viragem à esquerda e uma viragem à direita.

O exercício termina quando os condutores chegarem ao fim do percurso indicado, sentando o cão ao lado.

5 - Junto com deitar e regresso ao cão:
À indicação do comissário, o condutor e o seu cão efectuarão um trajecto em linha recta com cerca de 20 metros.

A meio deste trajecto (num local assinalado) o condutor dará um comando para o cão deitar continuando a andar até ao fim do percurso onde dará meia volta regressando ao cão.

O exercício terminará com o cão sentado ao lado do condutor.


6 - Chamada directa a 15 metros:
O cão é colocado na posição de deitado e o condutor dirige-se para um local a cerca de 15 metros de distância.

Quando indicado o condutor chama o cão. À ordem o condutor deve chamar o cão para junto devendo este sentar-se à sua esquerda, é permitido ao condutor receber o cão em frente devendo este á ordem tomar a posição de sentado á sua esquerda.

7 - Busca do objecto:

Um objecto (de preferência um aport de madeira) do condutor deverá ser lançado, à vista do cão, para um local indicado pelo comissário.

Ao seu sinal, o condutor mandará o seu cão buscar o objecto.

No regresso o cão deverá tomar a posição de sentado em frente ou ao lado do condutor. O objecto deve ser retomado calmamente. Para a posição de sentado o condutor pode dar um comando(não é penalizável).

O objecto será lançado para terreno aberto, limpo e sem obstáculos, a cerca de 10 m do condutor. O comissário deve indicar previamente o local aproximado para onde o objecto deverá ser atirado



8 - Posições a 3m distância:
Sob indicação do comissário o condutor colocará o cão sentado com a traseira junto a uma marca. Aí, ao lado do cão e à ordem do comissário mandará deitar o cão.

Em seguida o condutor avança 3 metros e aí virado para cão, fará mais 2 posições: senta e deita, após o que regressará ao cão. O exercício termina quando o condutor regressa cão e manda sentar o cão.

9 - Impressão Geral:
Avaliação larga da impressão geral, deve ser considerado a cooperação entre o condutor e o cão durante os exercícios. Também será levado em conta a atitude do conjunto entre exercícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário